Páginas

domingo, 26 de setembro de 2010

Himalaio




O gato Himalaio surgiu do cruzamento entre Persas e Siameses. Muiiiiito calmos – os gatos dessa raça adoram dormir e não fazem barulho e nem confusão

Bengal





Este é um gato da raça Bengal. A raça surgiu a partir do cruzamento de gatos domésticos com o leopardo asiático – por isso a grande maioria dos gatos Bengal tem a aparência de um gato selvagem. Mas a semelhança fica por aí. Os gatos da raça Bengal são dóceis e brincalhões.

Oriental



O gato da foto é um exemplar da raça Oriental. Os gatos dessa raça caracterizam-se pelas orelhas grandes e nariz comprido.

Shorthair Britânico





A raça Shorthair Britânica é uma das mais antigas da Inglaterra. Os gatos dessa raça são grandes e fortes e podem viver até 20 anos.

Sagrado da Birmânia





O que mais chama a atenção nos gatos da raça Sagrado da Birmânia são os olhos de cor azul-safira. Este é um bom gato para se ter em casa. O Sagrado da Birmânia é brincalhão e gosta muito de criança. Mas é preciso cuidar diariamente de seus pelos.



Siamês





O Siamês é considerado o “príncipe dos gatos” – e não é para menos. O gato Siamês é delicado e se movimenta com muita elegância. Ao lado dos donos mais parece um cão do que um gato. Adora um carinho e permite até passear preso a uma coleira.



Exótico




O nome já diz tudo. O Exótico é fruto do cruzamento do Persa, que tem ótimo temperamento, com gatos de pelo curto como os Shorthair Americanos.

Abisssínio




O gato da raça Abissínio tem orelha larga e pelos curtos. Sua principal característica é a marcação gerada pela mistura dos pelos escuros e claros (ticking) que faz com que essa raça seja conhecida como o "puma" do reino dos gatos de estimação, já que o Abissínio tem a mesma cor e a mesma marcação do felino selvagem.

Maine Coon





A principal característica dos gatos Maine Coon são seus olhos arredondados. Este é também um dos maiores gatos domésticos – um macho chega a pesar mais de 11 kg.

PERSA




O gato da foto é um Persa. O Persa costuma ter pelos longos e nariz e orelhas pequenas. É considerado o gato mais amado da América e é muito carinhoso com as crianças. Em função de sua pelagem longa, é uma das raças mais valiosas.




Dicas para dar banho no gato

Exceto para retirar um nó ou realizar algum procedimento médico, praticamente não há outro motivo para raspar o pêlo do gato. Os gatos precisam de uma camada espessa de pêlos - sua remoção pode desequilibrar sua temperatura corporal e expor a pele geralmente protegida. Cortar o pêlo de um gato de pêlo longo para melhorar a aparência e evitar nós e emaranhados é bom, mas o corte deve ser feito por um profissional especializado.



Exceto para retirar um nó ou realizar algum procedimento médico, praticamente não há outro motivo para raspar o pêlo do gato. Os gatos precisam de uma camada espessa de pêlos - sua remoção pode desequilibrar sua temperatura corporal e expor a pele geralmente protegida. Cortar o pêlo de um gato de pêlo longo para melhorar a aparência e evitar nós e emaranhados é bom, mas o corte deve ser feito por um profissional especializado.

De modo geral, também não é necessário banhar o gato, visto que eles conseguem se manter limpos. Às vezes, no entanto, um banho é necessário para tratar ou controlar pulgas, limpar um felino aventureiro, tratar um problema dermatológico ou retirar algo perigoso do pêlo do gato. Os escrupulosos, inexperientes e indecisos devem deixar que um veterinário ou outro profissional qualificado cuide desses banhos obrigatórios. Para quem quiser tentar em casa, eis alguns ensinamentos básicos sobre o banho.

Não é preciso dar banho no gato com freqüência, mas, quando isso é feito, pode ser um desafio.
2006 Publications International, Ltd.
Não é preciso dar banho no gato com freqüência,
mas, quando isso é feito, pode ser um desafio

Prepare-se - separe os produtos necessários com antecedência. Você precisa de um bom xampu para animais de estimação (peça ao veterinário que receite xampus medicinais para pulgas ou problemas dermatológicos, não compre qualquer produto na farmácia); uma toalha grande e macia; escova e pente; e um chuveirinho ou um recipiente de plástico para molhar e enxaguar o bichano. É melhor pentear o pêlo do gato antes do banho, se possível, sobretudo se ele tiver pêlos longos. Se você sabe como fazê-lo, é hora de cortar as unhas do gato (observação: você pode proteger os olhos do gato durante o banho com uma pomada oftálmica neutra indicada pelo veterinário).

Prepare o local do banho para todas as etapas - use uma pia grande com uma torneira móvel ou a banheira. Encha a pia antes de colocar o gato dentro e veja se a água não está quente ou fria demais. Uma temperatura confortável para as mãos funciona bem para o gato. Você vai se molhar, ficar coberto com espuma de sabão e é provável que um gato irritado e ensaboado pule em você. Por isso, vista roupas adequadas, que possam molhar e protegê-lo de arranhões.

Antes do gato entrar em cena - dar banho em gatos costuma ser um trabalho para duas pessoas - uma para segurar o animal e outra para banhá-lo - mas você pode tentar sozinho. De qualquer modo, treine as técnicas de contenção do animal em terra firme, antes do banho. Com a mão, segure o gato com firmeza, mas cuidadosamente, na nuca, pressionando de leve para baixo. Veja se você consegue alcançar as diversas partes do corpo do gato com a outra mão. Calcule quando e como você terá de mudar de mão para segurar o gato durante o banho. Planeje o banho passo-a-passo antes que o gato entre na pia ou na banheira; caso contrário, ele conseguirá fugir se você hesitar ou ficar confuso.

Comece a ensaboar o bichano - molhe o gato, da cabeça até o rabo. Aplique o xampu do mesmo modo, faça espuma e enxágüe bem (leia atentamente as instruções no rótulo de xampus medicinais. Alguns precisam de 5 a 15 minutos antes de enxaguar para que façam efeito). É importante enxaguar bem. Os resíduos de sabão podem irritar a pele do gato ou serem engolidos quando o animal lamber o pêlo. O enxágüe também elimina pulgas e outros parasitas imobilizados - mas não mortos - pelo banho.

Enxugar o gato - delicadamente, esprema o excesso de água do pêlo do bichano, enrole-o em uma toalha grande e macia e enxugue-o. Se o gato deixar, você pode desembaraçar o pêlo, se necessário. Caso contrário, espere até que ele esteja seco e calmo. Se você tiver sorte, o gato pode tolerar o som e a sensação de um secador de cabelo. No entanto, não conte com isso - muitos gatos ficam aterrorizados com o aparelho. Isso não é algo para descobrirmos depois do banho. Veja como o gato reage ao secador de cabelo em um dia que ele não tomar banho. Se ele ficar morto de medo, use só a toalha. Talvez, aos poucos, você consiga que ele se acostume ao som e à sensação do aparelho (sobretudo se você lhe der banhos freqüentes quando ele ainda for filhote) - mas talvez você não tenha tanta sorte.

Para manter o gato saudável, é importantíssimo remover perigos potenciais do ambiente. Na próxima página, mostraremos como deixar a sua casa segura para os gatos.

Jean-Louis Hue

"Uma casa sem gato e como um aquário sem peixe." (Jean-Louis Hue)

Persa

Nada a declarar...

Parece uma pintura

Os preto são os mais fascinantes

Olha, que gracinha!!!


Os gatos adoram cheiros tais como loções ou perfumes. É por isso que se podem ver gatos a cheirar flores.

O gato mais estranho de todos nasceu na Alemanha e tinha 5 pernas, 6 patas e 30 dedos!

A maioria dos gatos com olhos azuis são surdos.

Apenas um em cada mil gatos cor-de-laranja é fêmea.

A maneira como os gatos comunicam é fascinante. Eles não constróem frases para exprimir o afecto, raiva, fome, solidão, alegria e medo nas frequências naturais, inaudíveis para o homem, mas sim, em frequências mais baixas de modo a que os humanos os possam ouvir. Alguns cientistas acreditam que os gatos aprenderam que nós não os conseguimos ouvir nas frequências naturais, e por isso adaptaram-se de modo a comunicarem conosco.

Os gatos conseguem ouvir as suas presas rodando as orelhas independentemente uma da outra.

Há mais gatos em Londres do que pessoas na Noruega.

Quando uma gata fêmea é trazida para uma casa onde já existe um gato macho, ele irá tentar acasalar com ela. Quando a fêmea recusa, o macho fica deprimido e recusa-se a comer até que a fêmea se vá embora da casa.

A elasticidade dos ossos dos gatos é apenas 1/10 menor do que a da borracha. Se um gato cair de um 10º andar, tem 90% de hipóteses de sobreviver. Se um humano cair da mesma altura, só tem 10% de hipóteses de sobreviver.

Os gatos pretos são geralmente mais calmos do que os brancos, que estão sempre muito nervosos.

Quando um gato abana a cauda inteira, está zangado. Quando ele abana apenas a ponta da cauda, está contente.

A maioria dos gatos vive 14 anos, mas alguns chegam até aos 18 ou 19 e outros ainda chegam aos 30.

Os gatos têm cinco dedos nas patas da frente e 4 dedos nas patas traseiras.

Os gatos não conseguem ver na escuridão completa.

Muitos marinheiros acreditam que um gato a bordo significa uma viagem tranquila.

No Antigo Egipto, matar um gato era um crime punido com a morte.

No Antigo Egipto eram feitas múmias de gatos, e eram colocados nos seus túmulos ratinhos embalsamados. Numa cidade antiga foram encontradas 300.000 múmias de gatos.


Os gatos enterram as fezes para esconderem o seu rasto dos predadores.

Os gatos dormem entre 16 e 18 horas por dia.

O gato mais velho viveu no Texas. Morreu aos 34 anos.

Os gatos sentem-se mais atraídos pelas pessoas que lhes dão menos atenção. Eles sentem-se menos ameaçados quando não há contacto visual.

Um certa nota de música consegue excitar sexualmente os gatos. A mesma nota estimula os gatinhos bebés a irem à casa de banho.

Os gatos gostam de dormir com as costas encostadas a algo. Eles fazem isto para evitar que apareça alguém por detrás deles.

A maioria dos gatos sentem-se atraídos pelo mentol (pastilhas, pasta de dentes, etc...).

Alguns leões copulam 50 vezes por dia.

Estudos provaram que se um gato cair de um 7º andar, tem menos 30% de hipóteses de sobreviver do que se cair de um 12º andar. Geralmente demora uns oito andares para o gato se aperceber do que está a acontecer, para se relaxar e corrigir a sua posição.

A urina do gato brilha com luz ultravioleta.

Erva seca distrai e deixa felinos brincalhões

Droga de gato
[por Lulie Macedo]

Ele cheira a erva, fica fungando dentro do pacotinho durante algum tempo. Se é "da boa", fica tão entusiasmado que acaba comendo um pouquinho da planta seca. Em poucos minutos, o gato começa a rolar no chão, brinca com o rabo, fica ligadão. Pode apostar: o bicho consumiu catnip, ou o "trago do gatinho", uma erva vendida em pet shops que ficou conhecida por aqui como "maconha de gato".

Apesar dos efeitos estimulantes, a relação com qualquer droga acaba no apelido. "Não há nenhum relato de que a erva vicie ou faça mal à saúde dos animais", diz a veterinária Regina Mota. Originária da Europa e dos Estados Unidos, a planta leva o nome científico de Nepeta cataria e pertence à mesma família da hortelã.

Algumas hipóteses atribuem ao remotíssimo passado selvagem do felino sua atração pela erva, cujo aroma traria lembranças dos tempos de caça na selva. "Não há estudos completos sobre a planta, mas sabe-se que os grandes felinos, como onças e leões, também são sensíveis a ela", explica Regina.

Nas pessoas, o efeito é nulo. Portanto, nenhum problema se por acidente alguém da casa ingerir catnip. "A erva é 100% atóxica, tanto para animais quanto para seres humanos", afirma a veterinária Juliana Alves de Souza.

O princípio ativo do catnip é o nepetalactona, que estimula os receptores olfativos dos felinos, provocando uma atração quase irresistível. Quase porque, segundo Regina Mota, entre 10% e 30% dos gatos não têm nenhuma reação em contato com a planta.

Na maioria, porém, dá "barato". "É raro, mas há casos em que o efeito é o contrário, provoca relaxamento", diz Regina.

Alguns bichanos fazem a festa com a erva. É o caso dos filhotes mestiços Bolacha, 10 meses, Deejay, 9 meses, e da caçula Mafalda, 8 meses, que certa noite encontraram uma caixinha de catnip sobre a mesa da sala. Enquanto a dona, a tradutora Ali Rocha, 31, dormia, os filhotes subiram na mesa e rasgaram a embalagem. "Encontrei os três rolando no chão, fazendo a festa. Tinha catnip por todos os lados. Recolhi o que deu, senão eles teriam uma 'overdose' ", brinca Ali.

A hipótese de overdose é remota. Além de não apresentar contra-indicações, o efeito da erva dura de cinco a 15 minutos. "É preciso um intervalo de uma a duas horas para que o gato volte a ficar sensível", explica Regina.

Além de entreter, o catnip pode ter uma função utilitária. "Para gatos que costumam arranhar os móveis, o dono pode comprar brinquedos e arranhadores com a erva para atrair sua atenção", sugere Juliana.

Mais curiosidades

Os gatos são animais fascinantes e místicos. Existe muito a dizer sobre este animal e deixamos aqui algumas curiosidades que tentam desvendar algumas das questões mais engraçadas sobre estes bichinhos.

O Maicis, antecessor genético dos gatos, era um pequeno animal que vivia em cima de árvores há 40/50 milhões de anos atrás.

Os antigos Egípcios tinham pelos gatos uma adoração como se fossem Deuses.

Os gatos foram domesticados no Antigo Egito, há mais de 4000 anos atrás.

No Antigo Egito, matar um gato era um crime punido com a morte.

Ainda no Antigo Egito, eram feitas múmias de gatos que eram colocadas em túmulos juntamente com ratinho embalsamados. Numa antiga cidade foram encontradas 300.000 múmias de gatos.

A região do cérebro responsável pelas emoções é igual nos homens e nos gatos.

O cérebro do homem é muito mais parecido com o do gato do que com o do cão.

Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensa, cortar as unhas dos gatos é algo muito diferente do que, por exemplo, cortar as unhas de um cão. No caso dos gatos isto implica a amputação da primeira junto do dedo dos gatos, o que é muito doloroso. É por esta razão que tal prática é proibida em muitos países. Se quiser saber mais sobre este assunto pode aceder ao site www.stopdeclaw.com

Os gatos têm especial preferência por nomes terminados no som “i”.

Quando sente muita dor, o gato treme.

O ronronar pode ser um sinal de medo ou de dor, além da típica associação a alegria e prazer.

Os bigodes do gato servem para ele medir as distâncias e são um total de 24, agrupados de 4 em 4.

A audição dos gatos é muito mais sensível do que a nossa porque os seus ouvidos afunilados servem como que de megafone que canaliza e amplifica os sons. Assim, os gatos conseguem ouvir até 65 khz (kilohertz), e os homens apenas até 20 khz.

Só com cerca de duas semanas de vida é que os gatos já ouvem bem e os seus olhos abrem por volta do sétimo dia.

Enquanto o Homem possui cerca de 5 a 20 milhões de células olfativas, os gatos possuem cerca de 60 a 80 milhões! Além destas células existe um outro órgão que serve a mesma função olfativa e que está situado no céu da boca, que é o órgão de Jacobson. É um analisador de odores que é ativada quando o gato sente odores fortes.

Os gatos têm apenas 30 dentes, enquanto os cães têm 42. Os dentes de leite são substituídos pelos permanentes, por volta dos 7 meses de idade.

Já alguma vez viu um gato a cheirar uma flor? De fato, eles gostam muito de cheiros de loções e perfumes e tentam não perder uma oportunidade para sentir tais aromas!

Enquanto o homem possui 206 ossos os gatos possuem 245.

Os gatos possuem mais 5 vértebras que os humanos; são 30 no seu total.

O gato usa a cauda para se equilibrar.

Cerca de 10% dos ossos do gatos está situada na cauda, de tal modo que o equilíbrio seja assegurado.

A cauda é um termômetro do estado de humor do gato. E a propósito de cauda, o gato doméstico é o único capaz de andar com a cauda ereta.

Os gatos domésticos detestam limões, laranjas ou qualquer outro cítrico.

Ao afiarem as garras, os gatos deixam um sinal porque têm glândulas nas patas que segregam uma substância, que serve como de aviso para os outros gatos que lá estiverem. Mas não é só nas patas que existem estas glândulas. Elas existem também na face, no pescoço, nos ombros e na cauda.

Após uma refeição, os gatos lavam-se imediatamente. Porquê? É o instinto de sobrevivência que os leva a agir de modo a que os predadores não sintam o odor da comida e possam atacá-los.

Os gatos são os mamíferos com os olhos maiores, proporcionalmente ao tamanho do corpo.

Os gatos não conseguem ver na escuridão completa.

Os gatos sempre foram conhecidos pela grande capacidade visual, mas qualquer coisa num raio inferior a 15 cm torna-se muito desfocada.

Os gatos vêem melhor à noite, quando comparados com os humanos porque apenas precisam de 1/6 da luz que o Homem precisa. Mas para conseguir ver com pouca luz, ele prescindiu de conseguir ver os pequenos detalhes, vêem-nos desfocados.

O campo de visão de um gato é de 185 graus.

Por serem muito sensíveis à luz, os seus olhos adquiriram pupilas verticais que quando estão totalmente aberta, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila humana.

Ao fundo dos olhos, os gatos possuem uma camada de células designadas de “tapetum lucidum” que servem para que após a absorção da luz, esta seja refletida através dessas mesmas células de volta para a retina fazendo com que os receptores que não tenham captado a luz, o possam fazer agora. Assim, a capacidade dos receptores da retina é amplificada em 40%. Podemos então dizer que os gatos vêem bem no escuro porque os seus olhos refletem a luz, funcionando como pequenos faróis!

Ainda que alguns estudos defendam que os gatos sejam daltônicos, outros vêem afirmar que os gatos conseguem distinguir nitidamente o amarelo, o verde e o azul.

Apenas um em cada mil gatos cor-de-laranja é fêmea.

O QI dos gatos só é ultrapassado (no reino animal) pelo dos macacos e dos chimpanzés.

CATS

CURIOSIDADES SOBRE GATOS

Os gatos têm em média de 4 a 6 quilos e 80 cm de comprimento, da cabeça ao rabo. Seus corpos são formados por 245 ossos e 517 músculos.

  • A boca do gato guarda 30 dentesluindo os caninos, que servem para matar e depois despedaçar a presa. A áspera língua é coberta por sensores de temperatura e gosto, além de ser usada também para a limpeza dos pêlos.
  • Os gatos são animais curiosos por natureza e adoram brincar com cabos e fios elétricos, alheios ao perigo de levar choques.
  • Plantas venenosas em casa podem representar um perigo aos felinos. Alguns gatos gostam de mastigar folhas.
  • Anualmente, os americanos gastam cerca de 4 bilhões de dólares em ração para gatos. Um bilhão a mais do que gastam com comida de bebês!
  • No Brasil, a expectativa de gastos com um veterinário para seu gato é de cerca de 160 reais por ano, na melhor das hipóteses.
  • Em toda a vida do seu gato, você deverá gastar algo em torno de 13.500 reais, só com suas necessidades básicas. Nos EUA, são gastos por ano US$ 295 milhões só em areia sanitária.
  • O gato mais pesado do mundo era Himmy, um gato australiano que chegou a pesar 21 KG em 1986. Sua cintura tinha 84 cm de largura.
  • Um gato normal pesa em média 4 KG. O recorde anterior era de Ginger, uma gata de Connecticut que pesava 19,5 KG ao morrer em 1977.
  • O gato mais leve do mundo foi um himalaiano de Illinois, que pesava apenas 800 gramas e media 18,4 cm de comprimento e 7 cm de altura.
  • A expectativa de vida dos gatos dobrou desde 1930, passando de 8 para 16 anos;
  • A duração média de vida de um gato que vive dentro de casa é de cerca de 15 anos. Esta média baixa para assustadores de 2 a 5 anos para os gatos que vivem soltos nas ruas.
  • O gato de vida mais longa já registrado foi o inglês Puss, que morreu em 1939, um dia depois de ter completado seu 36º aniversário. A gata mais idosa foi uma fêmea inglesa rajada que morreu em 1957, aos 34 anos.
  • Os gatos passam mais de 30% de seu tempo cuidando da beleza. Adoram estar limpos e com o pelo bem assentado.
  • Para os gatos, a carícia humana assemelha-se a uma lambida, e por isso é tão bem recebida.
  • Além dos cuidados com o corpo, os gatos também são meticulosos com sua caixinha de areia, e sempre cobrem a sujeira. A preocupação com a higiene é tanta que eles não usam a caixinha se estiver suja.
  • Diferente dos cães, os gatos tem muito pouco ou nenhum cheiro.
  • Os gatos têm cerca de 100 sons vocais, enquanto que os cães apenas têm 10.
  • Por ser um animal do deserto, o gato bebe pouca água e é capaz de concentrar muita urina, necessitando poucas quantidades para sobreviver.
  • Certos gatos preferem água suja a uma água bem fresca.
  • Mesmo conservando seu instinto de caçador, o gato doméstico não sabe que sua presa pode ser um alimento.
  • A maioria dos gatos adora comer plantas e nenhuma explicação científica foi dada sobre o assunto.
  • Gato não gosta apenas de carne, apesar de ser carnívoro. Ele também necessita de cálcio, vitaminas e minerais para ter uma alimentação equilibrada.
  • Um gato pode ficar vários dias sem comer se o alimento não lhe agrada e pode até morrer de fome.
  • Gatos comem lentamente e mastigam bem os alimentos. Ao contrário dos cães, que engolem tudo gulosamente.
  • Os felinos são grandes dorminhocos. Os gatos chegam a dormir 16 horas por dia, divididas em vários períodos.
  • Assim como os seres humanos, os gatos roncam desde a primeira semana de vida. Mais tarde, o ronco aparece quando o acariciamos ou lhe oferecemos um alimento que ele goste ou a presença de alguém que lhe agrade.